Gesto de Solidariedade, com este título a Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram a campanha em prol dos atingidos pelo rompimento das barragens de Fundão e Santarém, em Mariana (MG). “Os recursos arrecadados serão destinados para ações de ajuda humanitária, em defesa e garantia dos direitos das populações afetadas”, segundo nota divulgada pelas entidades.

O desastre aconteceu no dia 5 de novembro, quando as duas barragens de rejeito da mineradora Samarco se romperam, “deixando rastro de destruição em toda a região, com lama, rejeitos sólidos e água usada no processo de mineração”.

“A lama de rejeitos da barragem, após a destruição total dos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu, inundou o Rio Doce, comprometendo o abastecimento de água de 17 municípios da região, atingindo cerca de 800.000 pessoas”.

Diante dessa realidade, especifica a nota, “a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e a Cáritas Brasileira oferecem a oportunidade de solidariedade às vítimas desta tragédia”.

A página oficial da campanha é: http://caritas.org.br/gesto-de-solidariedade                            As contriuições financeiras podem ser feitas nas seguintes contas, a cargo da Cáritas Brasileira.

Banco do Brasil

Agência 3475-5

Conta Corrente: 32.793-X

 

Caixa Econômica Federal

Agência: 1041

Operação: 003

Conta Corrente: 3736-3