A Diocese de Paranaguá (PR) tem um novo Bispo. Dom Edmar Peron foi nomeado nesta quarta-feira, pelo Papa Francisco para assumir esta Igreja particular. Até então, ele era Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

A Diocese de Paranaguá estava vacante desde abril deste ano, quando faleceu o seu então Bispo, Dom Frei João Alves dos Santos, OFMCap.

Dom Edmar Peron nasceu no dia 4 de março de 1965, em Maringá (PR). Foi nomeado Bispo auxiliar de São Paulo em 30 de dezembro de 2009. Tem como lema episcopal “Eis que venho para fazer a tua vontade”. É mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos.  Desde 2011 é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Também nesta quarta-feira, o Santo Padre aceitou a renúncia de Dom Diamantino Prata de Carvalho do governo episcopal da Diocese de Campanha (MG), por idade. No mesmo ato, o Pontífice nomeou como titular desta Igreja particular Dom Pedro Cunha Cruz, que até o momento era coadjutor.

Dom Pedro Cunha Cruz nasceu em 16 de junho de 1964, no Rio de Janeiro (RJ). Foi ordenado sacerdote em 4 de agosto de 1990. Recebeu a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011, tendo como lema “Servo de Jesus Cristo (Rm 1,1)”.  Atuou como Bispo auxiliar na arquidiocese do Rio de Janeiro e delegado do Regional Leste 1 no Conselho Permanente da CNBB. Foi presidente do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris); Bispo referencial das Pastorais Sociais do Regional Leste 1 e Bispo responsável pela Pastoral Carcerária no mesmo Regional.  Em 20 de maio deste ano, foi nomeado coadjutor da Diocese de Campanha (MG).

A Santa Sé anunciou ainda que foi aceita a renúncia do Bispo da Diocese de Nazaré (PE), Dom Frei Severino Batista de França, OFMCap, por motivos de saúde.