Uma delegação do Movimento do Schoenstatt chegou à sé parlamentária do Estrasburgo uma hora antes da histórica sessão que terminou com o rechaço da eutanásia por parte do Conselho Europeu, levando 50 mil assinaturas de todo o continente a favor da vida.
Conforme informaram os organizadores da campanha “Pela dignidade do homem em todas as fases da vida. Não à legalização da eutanásia”, em 27 de abril pela manhã, “escassamente uma hora antes do começo da sessão da assembléia parlamentária do Conselho Europeu, entregaram-se mais de 50 mil assinaturas ao Marcel Glesener, vice-presidente da Assembléia parlamentária e presidente da comissão para a ordem social, a saúde e a família”. “Com grande alegria recebeu a delegação, que seguiu o prolongado debate desde a tribuna para o público, a admissão de numerosas emendas no projeto sobre a eutanásia do deputado suíço Dick Marty e finalmente o rechaço desse projeto, que tinha sido grandemente modificado”, indicaram.
Durante um prolongado debate os parlamentários votaram mais de 71 emendas. 138 membros votaram em contra do projeto, 26 a favor e 5 abstenções.
Com a decisão parlamentária se manteve a recomendação 1418 de 1999, que expressamente tinha condenado a eutanásia na Europa e exigia melhorar o acesso dos doentes terminais aos cuidados paliativos.