A conta do Facebook ‘Amigos do Iraque’ difundiu as fotos da igreja católica recém-inaugurada no dia 13 de novembro no Acampamento de Refugiados Virgem Maria, localizado em Bagdá (Iraque).

A construção do templo foi possível graças às doações procedentes de diferentes partes do mundo e com a ajuda da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

¡Finalmente pudimos inaugurar la iglesia en el campo de refugiados!Juntando pequeñas donaciones que nos enviaron de...

Posted by Amigos de Irak on martes, 17 de noviembre de 2015

Comentaram que “é muito caro construir em Bagdá, por isso reutilizamos materiais dos acampamentos temporários, onde receberam os refugiados logo que começou o conflito”. O engenheiro encarregado da obra, Abu Rami, não cobrou nada pelo seu trabalho e, além disso, colaborou com a compra de alguns materiais.

Nesta Igreja simples, explicaram, serão celebradas missas aos sábados e domingos, e será utilizada para outras atividades durante a semana.

“Como as necessidades são tantas, tentamos aproveitar ao máximo os recursos que temos. Mas isto não importa! É como toda obra de Deus, pobre, mas abundante em frutos! E é obra de todos! Dos refugiados que a desfrutam e de todos aqueles que tornaram esta Igreja possível!”, expressaram.

Na segunda-feira, 16 de novembro, chegou ao país o novo Núncio para o Iraque e Jordânia, o Arcebispo espanhol Dom Alberto Ortega. Sua primeira atividade oficial foi visitar o campo de refugiados.

Dom Ortega se reuniu com os refugiados e religiosos na igreja recém-inaugurada e rezaram juntos a oração do Pai Nosso e a Ave Maria em siríaco, dialeto do aramaico usado por Cristo para ensinar os apóstolos a rezar. Depois o Núncio dirigiu umas palavras aos presentes que foram traduzidas por Dom Jean Sleiman, Arcebispo de Bagdá.

Em seguida, Dom Ortega contou que se encontrou várias vezes com o Papa Francisco e que este lhe transmitiu sua preocupação pelos cristãos perseguidos por quem tem “um carinho especial”.

Cabe recordar que o Santo Padre pediu orar “por estes irmãos e irmãs que sofrem por causa da sua fé, na Síria e no Iraque”.

“(O Núncio) exortou os sacerdotes e religiosos que trabalham pelos cristãos perseguidos, destacando uma proximidade especial com os sacerdotes do Instituto do Verbo Encarnado (IVE), pela história em comum entre Espanha e Argentina. Imaginem o efeito de suas palavras consoladoras no coração de nossos cristãos que passaram por momentos tão difíceis e que se sentiram tentados em que estavam abandonados!”, informaram os ‘Amigos do Iraque’.

Logo depois de cantar junto aos fiéis em árabe, Dom Ortega lhes deu a bênção. Em seguida, distribuiu algumas mantas a todas as famílias do campo de refugiados, pois o inverno se aproxima.

O Arcebispo ainda visitou algumas das famílias no acampamento, entre elas uma senhora que luta contra o câncer, um homem que não pode caminhar devido a um acidente e dois casais que tiveram filhos nos últimos meses.

“Foi uma tarde de muita felicidade e esperança para todos”, concluíram.

Confira também:

Qual é a situação dos valentes cristãos que decidiram ficar no Iraque e na Síria?

http://www.acidigital.com/noticias/qual-e-a-situacao-dos-valentes-cristaos-que-decidiram-ficar-no-iraque-e-na-siria-33974/

Mais em