“A alegria do Senhor é nossa força. É um tempo de alegria para todos nós”, disse o Bispo de Campanha (MG), Dom Diamantino Prata de Carvalho, ao presidir no sábado, 14, a Santa Missa de beatificação de Padre Francisco de Paula Victor, conhecido como o Anjo Tutelar de Três Pontas.

A Celebração Eucarística seria presidida pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato. Mas, excepcionalmente, o Vaticano concedeu uma autorização para que Dom Diamantino fosse o presidente da celebração, uma vez que está é a segunda beatificação que ele acompanha na Diocese de Campanha. A primeira foi a leiga Nhá Chica, em 2013.

Durante a homilia, o Prelado falou sobre a graça de ter na Diocese esses dois beatos. Dom Diamantino disse ter sido perguntado como se sentia. “Não estou feliz, estou felicíssimo”, respondeu.

Cerca de 20 mil fiéis de vários locais do Brasil participaram da cerimônia, que aconteceu no Campo de Aviação de Três Pontas, cidade onde o sacerdote foi pároco durante 53 anos.

O momento mais esperado da cerimônia foi o rito de beatificação, conduzido pelo Cardeal Angelo Amato, representante do Papa Francisco. Em seguida, foi revelada aos fiéis a imagem do beato, que traz em suas mãos a cruz e a Palavra de Deus.

A beatificação de Pe. Victor foi autorizada em junho deste ano, após a comprovação do milagre de Maria Isabel de Figueiredo, que embora tivesse problemas de saúde que não permitiam uma gravidez, conseguiu engravidar após pedir a intercessão do sacerdote mineiro. Foi Maria Isabel, juntamente com o marido e a filha Sofia, de 4 anos, quem conduziu ao altar as relíquias do novo beato.

Padre Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha, em 1827. Era negro, filho de ex-escravos. Entrou para o Seminário em 1848, após expressar o desejo de ser sacerdote ao Bispo de Mariana, Dom Antônio Ferreira Viçoso. Foi ordenado em 14 de junho de 1851, tendo exercido a função de vigário paroquial em Campanha por 14 meses. Em seguida, foi enviado para Três Pontas, como Pároco, onde permaneceu por 53 anos, até sua morte em 23 de setembro de 1905. Seu ministério foi marcado pela catequese e instrução do povo, edificando a Escola Sagrada Família para crianças e jovens. Seu processo de beatificação teve início em 1993.

Ao atender a imprensa, Dom Diamantino ressaltou que o mais importante nesses anos de espera foi a união e o trabalho de várias pessoas em torno da causa. “Eu poderia citar o poeta Fernando Pessoa que diz ‘tudo vale a pena quando a alma não é pequena’. O que importa é que nesses anos todos trabalharam com dedicação”, declarou.

A Diocese de Campanha também já divulgou a oração ao Beato Francisco de Paula Victor. Confira a seguir:

Ó Deus, vós modelastes o Beato Francisco de Paula Victor segundo o Coração de Vosso Filho Jesus. Pelo bem que fez às crianças e aos pobres, concedei-nos a virtude da caridade, para amarmos a Vós e aos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.