O Cardeal Alberto Suárez Inda, Arcebispo de Morelia, revelou alguns detalhes acerca da visita que o Papa Francisco realizará ao México, programada para fevereiro de 2016.

O Cardeal afirmou: “O Papa Francisco me disse pessoalmente: ‘quero ir a Morelia’, e isso dá uma enorme confiança de que este sonho será realizado e, pela primeira vez, o sucessor do apóstolo Pedro estará em terras ‘michoacanas’, o que seria uma bênção e também uma grande responsabilidade”.

O Cardeal foi um dos mexicanos que participou do Sínodo dos Bispos sobre a Família, realizado no Vaticano entre os dias 4 e 25 de outubro, o qual foi presidido pelo Papa Francisco.

Em entrevista concedida ao jornal ‘Desde la Fé’ e no contexto da apresentação do livro “A vida Santa de Vasco de Quiroga, seu processo de canonização”, escrito pelo Pe. Pablo Arce Gargollo, o Arcebispo de Morelia comentou: “Seria bom que o Papa conheça nossa história”.

A respeito deste tema, o Cardeal disse que “os padres Morelos e Hidalgo tinham virtudes e eram homens profundamente crentes. Hidalgo foi teólogo e Morelos, um homem que viveu a caridade, e dizia: ‘é necessário que diminua a opulência e acabe a indigência’, e isso não é outra coisa do que viver a fraternidade”.

O Arcebispo se referiu desta forma aos heróis da independência do México, os sacerdotes Miguel Hidalgo e Costilla e José María Morelos. Deste último, vem o nome da cidade de Morelia.

Segundo informou o SIAME, o Cardeal Suárez Inda comentou que existe a possibilidade de um encontro entre o Santo Padre e os indígenas mexicanos: “falaria com eles em Chiapas, mas Vasco de Quiroga é um exemplo de valorização e respeito à cultura e dignidade dos povos indígenas e, sobretudo, de acompanhá-los e solidarizar-se com eles”.

Em relação à visita a Cidade Juárez, localizada na fronteira entre o México e os Estados Unidos, o Cardeal comentou que ali “as culturas devem complementar-se, deve existir leis mais humanas que não causem tantas rupturas nas famílias e que permitam a migração não como um problema para ser atendido, mas como uma oportunidade para viver com dignidade”.

Em Michoacán, prosseguiu, “escutei de todo mundo palavras de entusiasmo, agradecimento e esperança. O Papa Francisco virá trazer-nos uma mensagem de alegria e de paz”.

Por sua parte, Dom Carlos Suárez Cázares, Bispo Auxiliar de Morelia, declarou a ‘Desde la Fé’ que esta cidade “é a quarta diocese mais antiga do país e conta com riquíssima história, tanto no civil como no eclesial”.

Em seguida, o Prelado disse que o Papa Francisco poderia visitar a Escola São Nicolás, da qual foi reitor “o Padre Miguel Hidalgo e onde estudou o padre José María Morelos. É possível que durante sua viagem haja alguma referência a eles, de algum tipo, e inclusive, pensaram que pudesse haver algum encontro com as crianças neste local”.

Confira também:

Bispos confiam a Virgem de Guadalupe a visita do Papa Francisco ao México

http://www.acidigital.com/noticias/bispos-confiam-a-virgem-de-guadalupe-a-visita-do-papa-francisco-ao-mexico-20761/