O agrupamento política Esquerda Unida (IU) lançou uma campanha que pretende bloquear o direito à objeção de consciência para favorecer o “matrimônio” homossexual e outras medidas anti-família.
A IU lançou a campanha “os mesmos direitos”, em que os socialistas asseguram que defenderão “a liberdade e igualdade do coletivo homossexual com respeito ao heterossexual”. A polêmica campanha pretende pressionar aos empregados públicos para que não exerçam seu direito à objeção de consciência e “casem” casais homossexuais ainda contra seus próprios princípios.
Durante a apresentação, o coordenador general do IU, Gaspar Llamazares, criticou a reação da Igreja Católica –que através de vários bispos respirou aos funcionários a não celebrar estas uniões– qualificando a de “torpe” porque segundo argumenta, “encontramo-nos com o rechaço da pluralidade moral em democracia”.
Llamazares arremeteu contra a Igreja ao declarar que esta conforma um “lobby” que pretende “impor sua moral ao conjunto da sociedade” por defender os direitos de e à família.
A campanha “os mesmos direitos” inclui vigilância nas prefeituras para obrigar aos empregados municipais a celebrar casamentos entre homossexuais, além de difundir vídeos e material explicativo sobre a defesa dos “direitos” homossexuais.