No sábado, 7, na Praça de São Pedro, e na segunda-feira, 9, na Basílica de São João de Latrão, o Papa Francisco tropeçou, o que chamou a atenção dos fiéis e da imprensa. Na Praça, chegou a cair sobre os degraus e, na Basílica, foi amparado por dois auxiliares.

Estes fatos revelam algum problema em relação à saúde do Pontífice? Estas foram as declarações do porta-voz vaticano, Pe. Federico Lombardi:

“Não, tudo é absolutamente normal, o uso da batina sempre gera algum risco de cair”, esclareceu o Pe. Lombardi ao Grupo ACI. “Aconteceu a mesma coisa comigo quando estava usando a batina há alguns anos, e era jovem!”, acrescentou. Além disso, “os degraus ou escadas exigem uma atenção particular porque aumentam este risco”.

“E o fato de que o Papa tem algum problema de mobilidade sabemos desde o início do seu Pontificado. Durante a viagem à América, disse àqueles que me perguntavam que – como ele mesmo me disse –, por isso precisa fazer sessões de fisioterapia com uma certa regularidade. Portanto, diria que não há nada de novo ou motivo de preocupação particular”, expressou o Pe. Lombardi.