O Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, assegurou aos peruanos que “o Papa Bento XVI é um presente do João Paulo II, queríamo-lo desde antes”, e antecipou que “agora o queremos mais porque é fácil ver refletido nele ao João Paulo II”.

Em sua primeira Missa depois de participar do Conclave, o Cardeal agradeceu a oração de todos os fiéis e pediu que continuem rezando pelo Santo Padre. “Não o deixemos sozinho, acompanhemo-lo com nossas orações”, assinalou.

O Cardeal presidiu na Catedral de Lima uma Eucaristia pela solenidade de Santo Toribio do Mogrovejo, patrono dos bispos latino-americanos, e fez extensiva a bênção do Bento XVI ao povo peruano.

Do mesmo modo, anunciou que a arquidiocese de Lima terá nos próximos dias uma lembrança muito especial do João Paulo II, já que receberá uma das batinas brancas que usava em suas viagens e em seu trabalho diário.

Ao recordar ao defunto Pontífice Peregrino, o Cardeal Cipriani destacou a união que seu falecimento causou na humanidade e lhe agradeceu o trabalho realizado em seus 26 anos como Pastor da Igreja.

“Isto é uma amostra de santidade... comprovamos esse milagre porque não existe explicação para que a morte de um homem de 84 anos, que passou pela terra falando a verdade e fazendo o bem, seja sentida por milhões... João Paulo II lhe deu novidade a esse querer ser Santos, com a alegria, gozo, felicidade, simplicidade e juventude que irradiava”, indicou.

Logo depois da Santa Missa se realizou a procissão das relíquias de Santo Toribio, que foi acompanhada pelos fiéis. Com estas atividades se iniciou a preparação para a comemoração dos 400 anos do trânsito do Santo à glória do céu, que se cumprirão no ano 2006.