Pe. Matthew Keller sempre foi o tipo de pessoa que gosta de automóveis. Quando era adolescente, trabalhava como mecânico junto com seu pai e seu irmão. Quando entrou no seminário, vendeu seu “hot rod” – um automóvel clássico modificado – e deixou para atrás esse passatempo. Nem imaginava que, alguns anos depois, seu trabalho pastoral o levaria a reencontrar-se com sua antiga paixão pelos automóveis.

“Na verdade, sou um homem muito apaixonado pelos carros”, disse rindo ao Grupo ACI. Pe. Keller é o diretor vocacional para a Diocese de Gallup (Estados Unidos). Há um ano, enquanto fazia um projeto para a construção da comunidade para os seminaristas, uns amigos lhe sugeriram redescobrir sua antiga paixão e que restaurasse um automóvel com eles.

“A ideia começou a girar em torno do que seria um edifício para a fraternidade, que era um projeto de formação humana. Então, essa ideia apareceu... Eu pensava ‘nossa, isto (o automóvel) seria uma grande forma de arrecadar dinheiro para o escritório de vocações’”, comentou.

Foi nesse momento que o projeto “V8s for Vocations” nasceu. O presbítero e um grupo de seminaristas de Gallup restaurariam um automóvel e o sorteariam. Cada ticket para a rifa custa 25 dólares e o dinheiro será destinado para a formação dos seminaristas da Diocese.

Com o plano armado, o sacerdote começou a procurar um veículo. Uma semana depois um amigo da escola lhe disse que tinha encontrado o automóvel ideal.

“Era um Chevelle modelo 72, tipo esportivo. Encontramos um doador que o comprou imediatamente e nos deu para que rapidamente começássemos a restaurá-lo”, indicou o Pe. Keller. A restauração do veículo começou em junho de 2014.

Com a ajuda de uma equipe de voluntários, a garagem na parte de trás da Catedral do Sagrado Coração da Diocese foi transformada em uma oficina mecânica, onde os seminaristas e outros apaixonados por automóveis ofereceram sua ajuda (católicos e não católicos) para modernizar o Chevelle.

Uma lição pessoal

Pe. Keller também se aproxima da oficina para confessar alguns dos voluntários. “É incrível, pois esta reunião se transformou em uma oportunidade de evangelização. Eu não esperava isso”, manifestou o sacerdote.

Esta arrecadação de fundos também lhe deu uma lição pessoal. “Eu fui ao seminário, pensando que devia esquecer desses passatempos”, disse. E acrescentou: “Mas havia uma razão por esses interesses e Deus o sabia”.

“Ele sabia que esses anos que estive com os automóveis, os utilizaria para construir o reino. Isso foi uma grande lição a fim de que eu não esqueça que Deus toma todos nossos dons, nossos talentos e nossos interesses e os utiliza”, indicou.

Os seminaristas trabalharam duro para garantir que o dia da instalação do corpo do carro coincida com um retiro vocacional no seminário, a fim de que os participantes também pudessem ter a oportunidade de trabalhar no carro com eles.

“Trabalhar juntos em um projeto, como construir um carro, é algo que chama a atenção dos jovens”, disse o Pe. Keller.

Os retoques finais

A data de entrega será no dia 12 de dezembro, festa da Virgem de Guadalupe. Já estão acabando de adaptar o automóvel e estão preparados para fazer os retoques finais.

Este dia coincide com vários eventos importantes, pois comemoram os 75 anos da Diocese de Gallup e os 60 anos da Catedral do Sagrado Coração, e coincide com o dia das ordenações diaconais.

O prêmio da rifa não é somente o automóvel, mas seu novo dono não precisará pagar os impostos pelo novo carro.

“Rifamos um automóvel novo em uma paróquia, para o Dia Mundial da Juventude, e o ganhador não podia ficar com este, pois não tinha dinheiro para pagar os impostos”, comentou Pe. Keller.

“Fiquei decepcionado ao ver esta situação. Mas agora existe uma nova modalidade na cidade de Nuevo México. A pessoa que organiza a rifa pode pagar os impostos e assim os ganhadores podem ir com o prêmio pagando somente 25 dólares”, explicou.

 

Mais em