O Papa Francisco pronunciou esta manhã, em espanhol, a homilia na Missa da Casa Santa Marta, em que falou da compaixão que Deus tem com cada pessoa. Afirmou que os sacerdotes devem “comover-se, comprometer-se com a vida das pessoas, porque um padre é um sacerdote, como Jesus é sacerdote”.

“Deus tem compaixão. Tem compaixão por cada um de nós, tem compaixão da humanidade e mandou seu Filho para curá-la, para regenerá-la, para renová-la”.

Francisco explicou: “Na parábola que todos conhecemos do Filho Pródigo, quando o pai – que é uma representação de Deus que perdoa – viu chegar seu filho, teve compaixão. A compaixão de Deus não é ter piedade: uma coisa não tem nada a ver com a outra”.

Neste sentido, indicou: “Posso ter piedade de um cão que está morrendo”, mas a compaixão de Deus é outra coisa, é “colocar-se no problema, colocar-se na situação do outro, com o coração de Pai”. E, por isso, destacou, “mandou seu Filho”.

“Jesus curava as pessoas – afirmou – mas não era um curandeiro. Não! Curava as pessoas como um sinal, como sinal da compaixão de Deus, para salvá-las, para trazer de volta a ovelha perdida”.

O Pontífice acrescentou: “Deus tem compaixão. Deus coloca o seu coração de Pai, coloca o seu coração por cada um de nós. E quando Deus perdoa, perdoa como um Pai e não como um funcionário do tribunal, que lê a sentença e diz: ‘Absolvido por insuficiência de provas’. Nos perdoa por dentro. Perdoa porque se colocou no coração desta pessoa”.

O Santo Padre disse ainda: “Jesus foi enviado para trazer a boa nova, para libertar aquele que se sente oprimido”. Jesus “foi enviado pelo Pai para se colocar em cada um de nós, libertando-nos dos nossos pecados e dos nossos males”.

Precisamente “é isto que faz um sacerdote: comover-se, comprometer-se na vida das pessoas, porque um padre é um sacerdote, assim como Jesus é sacerdote”, sublinhou o Papa.

“Quantas vezes – e depois temos que nos confessar – criticamos aqueles padres aos quais não interessa aquilo que acontece em sua congregação, que não se preocupam. Não, não é um bom padre! Um bom padre é aquele que se envolve em todos os problemas humanos”, acrescentou.

Em seguida, o Papa Francisco destacou o serviço oferecido à Igreja pelo Cardeal Javier Lozano Barragán, presente na Missa, por ocasião dos seus 60 anos de sacerdócio. Francisco recordou com gratidão o seu empenho no dicastério para os Agentes de Saúde, do qual foi presidente.

“Damos graças a Deus por esses 60 anos de sacerdócio”, concluiu o Papa.