O Vaticano comunicou hoje que o Papa Francisco instituiu através de um quirógrafo (documento papal) a fundação Gravissimum Educationis (extrema importância da educação) a fim de “perseguir objetivos científicos e culturais que promovam a educação católica no mundo”.

Esta foi uma iniciativa da Congregação para a Educação Católica por razão dos 50 anos da declaração que leva o mesmo nome e que cuida da educação cristã. Foi promulgada pelo Concílio Vaticano II, em 28 de outubro de 1965.

O comunicado enviado aos meios de comunicação explicou: “A Igreja reconhece que ‘a extrema importância da educação na vida do homem e sua incidência cada vez maior no progresso social contemporâneo’ estão profundamente unidas ao cumprimento ‘do mandato recebido por seu divino fundador, o qual é o de anunciar o mistério da salvação a todos os homens e instaurar tudo em Cristo”.

O Santo Padre assinalou: “Acolho, portanto, voluntariamente o pedido realizado a fim de constituir no Estado da Cidade do Vaticano a Fundação Gravissimum Educationis".

A nova fundação será de pessoa jurídica pública canônica e pessoa jurídica civil com sede na cidade do Vaticano e obedecerá às leis canônicas vigentes na Igreja.