A Conferência Episcopal da República Centro-africana (CECA) divulgou recentemente o logotipo oficial para a visita do Papa Francisco ao país entre os dias 29 e 30 de novembro deste ano.

Segundo explicaram em sua página oficial, os símbolos que compõem a imagem “resumem toda a história do nosso país e de todos os sobressaltos sócio-políticos e religiosos que ocorreram durante os últimos tempos”.

Na parte de baixo da imagem está uma frase do Evangelho de São Lucas 8,22: “Passemos à outra margem do lago”.

No meio do emblema está a imagem do Papa Francisco, esta representa a bênção que significa sua visita ao país. Embaixo da imagem do Santo Padre aparece uma barca, a qual simboliza a Igreja, sacudida pelas tormentas e pelas forças do mal.

Dentro da barca encontramos a bandeira do país (de cores vermelha, branco, azul, verde e amarelo) que simboliza todos seus habitantes.

Ao lado direito da barca há uma cruz branca, denominada pela CECA como “a Cruz gloriosa” e representa a vitória de Cristo sobre as forças do mal. Ao lado do Papa figura uma pomba que representa o Espírito Santo, o qual “nos fortalece nos momentos de agitação”, explicaram os bispos africanos.

No logotipo também aparecem elementos como o sol e uma palmeira. O primeiro faz alusão ao fato de que haverá um futuro melhor e a palmeira é definida pelos bispos como “uma planta frágil: como as crianças e jovens que também são frágeis e precisam do nosso apoio”. Do mesmo modo, indicaram que esta é uma planta que está em crescimento, em representação das novas gerações, a qual simboliza a comunhão entre os jovens.

 

Confira também:

bit.ly/1Xw7iZc