O Papa Francisco nomeou três novos Bispos para o Brasil, nesta quarta-feira: Padre Paulo Bosi Dal´Bó, para a Diocese de São Mateus (ES), Padre Henrique Aparecido de Lima, CSSR, para a Diocese de Dourados (MS), e Padre José Reginaldo Andrietta, para a Diocese de Jales (SC).

Natural de Rio Bananal (ES), Padre Paulo Bosi Dal´Bó nasceu em 27 de agosto de 1962. É filho de Dionísio Dal’Bó e Iolanda Claris Bosi Dal’Bó. É formado em Ciências Contábeis, com especialização em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Vitória (IFTAV). Também possui pós-graduação em Comunicação Social pelo SEPAC (SP).

Foi ordenado presbítero em 10 de junho de 2000. Em sua trajetória sacerdotal, atuou como formador do Propedêutico, vigário paroquial em Marilândia, reitor do Seminário Diocesano “Maria, Mãe da Igreja”, além de coordenador diocesano da Pastoral e Serviço de Animação Vocacional. Foi representante dos presbíteros, membro da Pastoral Presbiteral e do Colégio dos Consultores. Em julho de 2015, foi eleito vigário geral da Diocese de Colatina.

No período de 2003 a 2008, atuou como membro da diretoria da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da diretoria nacional da mesma entidade. De 2008 a 2010 foi presidente nacional da Osib, participando como membro do Conselho Episcopal e Conselho Permanente da CNBB.

O novo Bispo de Dourados (MS), Padre Henrique Aparecido de Lima, substitui Dom Redovino Rizzardo, CS, que teve o pedido de renúncia acolhido pelo Santo Padre, em conformidade com o cân. 401 parágrafo 1º, do Código de Direito Canônico, por limite de idade.

Padre Henrique de Lima nasceu em 28 de julho de 1964, em Assis Chateaubriand (PR), filho de Manoel Catarino de Lima e Sebastiana Onofre Lima. Ingressou no Seminário de Santo Afonso da Congregação do Santíssimo Redentor e emitiu os votos solenes em 1999, sendo ordenado sacerdote em 21 de novembro do mesmo ano.

Atuou na Paróquia redentorista de Ponta Porã (MS) e foi pároco de Aquidauana, no mesmo estado. Por seis anos foi membro do Conselho de Consultores Diocesanos de Jardim e administrador diocesano de 2007 a 2008. Em 21 de outubro de 2014 foi eleito Superior da Província Redentorista de Campo Grande.

Também o novo Bispo de Jales (SP), Padre José Reginaldo Andrietta, foi nomeado após o Pontífice aceitar o pedido de renúncia do então Bispo Diocesano, Dom Luiz Demétrio Valentini, por limite de idade.

Nascido em 7 de março de 1957, em Pirassununga (SP), Padre José Reginaldo Andrietta é filho de Octávio Andrietta e Therezinha Octaviano Andrietta. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 18 de março de 1983, em sua cidade natal.  Possui bacharel em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É especialista em Catequese pelo Instituto Internacional de Catequese e Pastoral Lumen Vitae, em Bruxelas, na Bélgica, e Catequese e Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Francófona), Louvain-la-Neuve, Bélgica. Em 2009, concluiu o mestrado em Teologia Pastoral também pela Universidade Católica de Lovaina.

Foi assessor nacional da Juventude Operária Católica Brasileira e também assessor continental da Juventude Operária Cristã Internacional para as Américas do Sul, Central e do Norte, e do Caribe, com sede no Equador. Foi vice-coordenador e orientador de estudos do Propedêutico e membro da Equipe de Formadores do Seminário da Diocese de Limeira.

Desde 2009, exerce função de pároco da paróquia São Judas Tadeu de Americana (SP). É também diretor eclesiástico da diaconia São Judas Tadeu e professor de Teologia Pastoral do Centro Diocesano de Formação Teológica da Diocese de Limeira. Participa como membro do Conselho de Presbíteros desde 2014.