O Papa João Paulo II recebeu esta segunda feira o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e manifestou-lhe seu desejo de que a Espanha avance para o “progresso integral” e conserve “os valores morais e culturais, assim como suas raízes cristãs”.

Durante a audiência, João Paulo II manifestou seu desejo de que a Espanha "marche sempre para o progresso integral,  que se fortaleça nela a convivência pacífica na unidade entre as pessoas e os povos dessa grande Terra, com a maravilhosa e variada diversidade que a constitui, e se conservem os valores morais e culturais, assim como suas raízes cristãs".

Após reafirmar quanto havia expressado em seu recente encontro com o novo embaixador da Espanha na Santa Sé, Jorge Dezcallar de Mazarredo, o Santo Padre expressou ao mandatário espanhol sua viva esperança de que a tarefa de fomentar o moderno desenvolvimento do país, “se tenham na devida conta os valores éticos, tão arraigados na tradição religiosa e cultural da população”.

No início da reunião, o Papa assegurou ao presidente que sua visita "destaca sua estima à Sede  Apostólica" e afirmou que sua presença“ reflete o desejo de prosseguir com bom clima as relações de colaboração entre a Igreja local e o Estado para o bem do povo espanho, desejo que o Senhor mesmo me expôs quando o encontrei em Madri” em maio de 2003.

No final do encontro, o Papa assegurou ao presidente a "colaboração da Santa Sé para trabalhar unidos na grande causa da paz e em favor do progresso espiritual dos povos; para ajudar no que se refere à erradicação do terrorismo e da violência em todas suas formas; para alcançar o mario logro das legítimas exigências da pessoa humana, com sua dignidade, direitos e liberdades".

Por outro lado, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, declarou que Rodríguez Zapatero, depois de sua reunião com o Santo Padre, encontrou-se com o  “Cardeal secretário de Estado, Ângelo Sodano e com o Arcebispo Giovanni Lajolo, secretário para as Relações com os Estados”.

“Acompanhavam Zapatero o ministro de Exteriores e Cooperação, Miguel Angel Moratinos Cuyaubé, o embaixador da Espanha na Santa Sé, Jorge Dezcallar de Mazarredo, o sub-secretário de Exteriores, Luis Calvo Merino e o diretor geral do Departamento Internacional e Segurança da Presidência do Governo, Carles Maria Casajuna Palet".

Segundo a declaração do diretor da Sala de Imprensa, durante a conversa foram revistas as principais relações bilaterais à luz dos Acordos entre a Santa Sé e Espanha, em particular dos de 1979, e se reafirmou a vontade de diálogo e colaboração.

“Também intercambiaram pontos de vista sobre a situação internacional, com particular interesse na perspectiva européia e nos países da América Latina", conclui o comunicado.