O destacado vaticanista italiano Sandro Magister do semanário L’Espresso assinalou em uma análise dos recentes fatos e ditos do Papa Bento XVI que a “reforma da reforma” já começou.

Magister revela que a intenção inicial do Pontífice era celebrar sua solene inauguração na Praça de São Pedro porque ali a arquitetura ajuda a “centrar melhor o olhar não no Papa mas sim em Cristo”.

Magister revela também que o Santo Padre disse aos cardeais na própria Capela Sistina onde foi eleito como Papa, que faria da Eucaristia o centro de seu programa como sucessor de São Pedro. O perito assinala que esta centralidade da Eucaristia se percebe no cuidado que se pôs nas celebrações até agora realizadas, onde hão destacado “a eloqüência e a riqueza de símbolos”.

Magister analisa detalhes da liturgia de inauguração do Pontificado de  Bento XVI que poderiam ter escapado ao olhar de quem não conhece, e assinala como todos eles são sinais eloqüentes do estilo do novo Papa.

“Com sua extraordinária paixão pela liturgia –escreve Magister-, Bento XVI é indiscutivelmente o Papa da nova tradição: feita de textos, de ritos, de arte, de música”.

O vaticanista do semanário L’Espresso analisa também, alguns textos recentes do então Cardeal Joseph Ratzinger, e assinala na sua análise algumas das reformas que podem esperar-se do novo Pontífice.

Para ler o artigo do Magister em inglês, é possível visitar http://www.chiesa.espressonline.it/dettaglio.jsp?id=29626&eng=e