O Sínodo dos Bispos sobre a Família continuou hoje, 08, com os trabalhos nos 13 círculos menores por idiomas nos que cada prelado pôde expressar-se em sua própria língua. hoje trazemos dez pontos principais do quarto dia deste importante evento para a Igreja e o mundo:

1.- Participaram da conferência de imprensa diária na Sala Stampa do Vaticano o Arcebispo de Accra (Ghana), Dom Charles Palmer Buckle, o Patriarca sírio Ignace Youssif III Younan, o Cardeal italiano Edoardo Menichelli, e o porta-voz do Vaticano, o Pe. Federico Lombardi.

2.- Dom Palmer Buckle afirmou que os bispos da África se reuniram em várias ocasiões para conversar sobre sua contribuição no Sínodo e prepararam um documento.

3.- O Arcebispo da Accra explicou que “a África está aqui para dizer o que sente sobre as coisas da prática pastoral da Igreja” para contribuir com o tema do Sínodo que é a vocação e a missão da família”. “Não estamos aqui para bloquear a ninguém mas para compartilhar”, respondeu a uma pergunta dos jornalistas sobre o papel dos bispos desse continente.

4.- O Prelado disse também que às vezes “sentimos que as coisas boas da África não são suficientemente boas para o ocidente. Dificilmente se reporta as coisas boas da África”. Dom Charles Palmer ressaltou que os bispos efetivamente estão contribuindo com uma perspectiva que considera os temas “que preocupam a todos, a toda a humanidade”.

5.- Por sua parte o Patriarca de Antioquia expressou a grande preocupação dos bispos pela situação de nossas comunidades cristãs no Meio Oriente que é realmente catastrófica. As famílias estão se separando e fazem todo o possível para sair do inferno do Iraque e Síria”.

6.- Sua Beatitude Ignace Youssif III Younan afirmou também que “para os cristãos católicos o sacramento do matrimônio se dá entre um homem e uma mulher”.

7.- O Cardeal Menichelli explicou logo que os trabalhos no Sínodo se realizam com abertura e liberdade em torno do documento de trabalho ou Instrumentum Laboris e que estão tentando dar uma perspectiva mais universal à discussão com a participação em seu grupo, por exemplo, do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal.

8.- O Pe. Federico Lombardi esclareceu uma informação sobre o pedido do Papa de evitar “conspirações” no Sínodo e precisou que o conceito explicita que temos “plena confiança uns com os outros”. “Não devemos pensar que há um complô ou que haja pessoas que queiram manipular a visão do Sínodo”, precisou.

9.- Dom Palmer Buckle denunciou logo a agenda de alguns países ocidentais de condicionar a ajuda econômica em troca da aceitação de legislações que vão contra os valores do continente africano, como as questões relacionadas às uniões homossexuais.

10.- O P. Lombardi informou ainda que na conferência de imprensa de amanhã participarão o Cardeal filipino Luis Antonio Tagle, Dom Joseph Kurtz dos Estados Unidos e o Arcebispo de Madri (Espanha), Dom Carlos Osoro.