O Papa Bento XVI recebeu hoje em audiência o executivo do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) que neste ano completa meio século de criação.

A Santa Sé informou que assistiram o presidente do CELAM e Arcebispo de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, assim como Dom. Carlos Aguiar Retes (México), e Dom. Geraldo Lyrio Rocha (Brasil), ambos vice-presidentes do organismo.

Também estiveram presentes o tesoureiro, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz (Colômbia), e o secretário geral, Dom. Andrés Stanovnik (Argentina).

Até o momento se celebraram quatro conferências gerais do Episcopado Latino-americano: Rio de Janeiro em 1955, Medelim em 1968, Puebla em 1979 e São Domingos em 1992.

O CELAM é um organismo da Igreja Católica que foi fundado em 1955 pelo Papa Pio XII a pedido dos Bispos da América Latina e o Caribe.

O CELAM presta serviços de contato, comunhão, formação, pesquisa e reflexão às 22 Conferências Episcopais que se situam do México até o Cabo de Hornos, incluindo o Caribe e as Antilhas. Seus diretores são escolhidos a cada quatro anos por uma Assembléia Ordinária que reúne os Presidentes das Conferências Episcopais já citadas.