Em uma carta emitida da sede espiscopal de Tarragona, o novo Arcebispo eleito de Barcelona, Dom Lluís Martínez Sistach, ressaltou a necessidade de impulsionar a evangelização e afirmou que a Igreja “deve realizar sua missão sejam quais forem as circunstâncias”. 

Em suas primeiras palavras após tornar-se pública sua eleição, o Prelado expressou que não lhe foi “nada fácil” aceitar o encargo e explicou que “me animou a isso a confiança na colaboração dos queridos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas, com muitos trabalhei durante anos, para levar a cabo todos juntos um trabalho pastoral que responda ao que o Senhor quer e espera da Igreja e para responder aos desafios e às necessidades dos homens e mulheres de hoje”.

“Os momentos não são fáceis. Mas a Igreja deve realizar sua missão de anunciar a boa nova de Jesus sejam quais forem as circunstâncias”, afirmou o Arcebispo e pediu “colaboração e participação” em ordem à comunhão “na diocese metropolitana de Barcelona, na nova província eclesiástica e na região pastoral da Tarraconense”.

O Prelado também exortou a “intensificar com renovada esperança a tarefa evangelizadora que se está realizando, que é muito urgente e que tem sido a motivação e o conteúdo do Concílio Provincial Tarraconense de 1995”.