O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira, 30, a renúncia do Bispo de Lins (SP), Dom Irineu Danelon, de acordo com o cânon 401, parágrafo primeiro do Código de Direito Canônico, que estabelece o limite de idade de 75 anos. No mesmo ato, o Santo Padre confirmou Dom Francisco Carlos da Silva, de Ituiutaba (MG), como novo Bispo desta Igreja particular.

Após a sua nomeação, Dom Francisco enviou uma saudação à Diocese de Lins, suas paróquias, Presbíteros, Diáconos, consagrados, leigos, além dos Bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No texto sublinha o trecho do evangelho de São Lucas: “Eu te seguirei para onde quer que fores” (Lc 9, 57).

O Prelado citou ainda o documento de Aparecida, que em seu nº 169 afirma: “a Diocese presidida pelo Bispo, é o primeiro espaço da comunhão e da missão”, assim declara que aceitou “em espírito de fé e de amor o desejo do sucessor de Pedro, com o coração em paz e cumprindo meu lema episcopal: ‘Ite in vineam’ – ‘Ide também vós para a minha vinha’ (Mt 20, 4)”.

Ao encerrar sua saudação, o Bispo eleito pede: “Como nos ensina o Papa Francisco, também eu quero pedir ao rebanho diocesano de Lins, que rezem por mim”.

Dom Francisco Carlos da Silva nasceu em 30 de setembro de 1955, em Tabatinga (SP). Foi ordenado sacerdote no dia 11 de dezembro de 1982. Em 19 de setembro de 2007 foi nomeado Bispo de Ituiutaba (MG) e recebeu ordenação episcopal dois meses depois, no dia 22 de novembro.

Como Bispo, atuou como primeiro suplente do Conselho Permanente do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do (CNBB) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Dom Irineu Danelon nasceu em 4 de abril de 1940, em Piracicaba (SP). No dia 16 de setembro, completou 48 anos de ordenação presbiteral. Foi ordenado Bispo em 30 de janeiro de 1998, assumindo, no mesmo ano, o governo episcopal da Diocese de Lins. Tem como lema “A caridade jamais passará”.

Possui licenciatura em Geografia e História, além de doutorado em Teologia pela Universidade Salesiana de Roma. É autor dos livros “Desafio Jovem” e “Os jovens rezam”. Ao longo da caminhada no episcopado, Dom Irineu foi membro da Comissão Episcopal Pastoral e responsável pelos setores da Juventude, Educação e Ensino Religioso, no período de 1995 a 1998.

Em 1997, foi eleito delegado especial para a Assembleia do Sínodo da América, designado pelo Papa João Paulo II. É fundador e Bispo referencial da Pastoral da Sobriedade em âmbito nacional.