Um dos protagonistas do diálogo entre judeus e cristãos durante os últimos anos, o rabino David Rosen de Jerusalém, assegurou que diante da eleição do atual Pontífice “a reação do povo judeu foi positiva” porque as atitudes de Bento XVI a favor do diálogo e sua condenação do anti-semitismo foram sempre muito claras”.

Em declarações ao jornal italiano Avvenire, o rabino sustentou que a eleição de Bento XVI também é motivo de esperança para todos e expressou sua confiança em “que este Papa siga o caminho que começou João Paulo II”.

Rosen não acredita que existam grandes questões teológicas por confrontar nem que devam esperar muito mais logo do documento de 1998 “Nós recordamos”. Indicou que sua major esperança “está em que Bento XVI envie aos católicos uma instrução em que se diga que os ensinamentos da Nostra Aetate e posteriores devem ser parte integrante da educação de cada católico, em especial da formação dos sacerdotes”.

Rosen recordou vários encontros com o atual Pontífice. “A primeira vez que lhe vi foi faz quinze anos e a última em Assis em 2002, com ocasião da Jornada de oração pela paz. Em 1994 organizamos um congresso em Jerusalém com a presença de 600 líderes cristãos e judeus de todo o mundo”. “O Cardeal Ratzinger foi o principal apresentador. Lembro-me perfeitamente das suas primeiras palavras: ‘A história das relações entre católicos e judeus esteve cheia de lágrimas e de sangue. É mais urgente do que nunca a necessidade de reconciliação e restabelecimiento das relações entre ambos’”, acrescentou.

Comentando uma publicação da Pontifícia Comissão Bíblica, o povo hebreu e suas Sagradas Escrituras na Bíblia cristã –documento que sublinha a importância do povo judeu e de suas escrituras para o cristianismo– Rosen lembrou que “o Cardeal Ratzinger deu o imprimatur àquele texto e fez uma significativa introdução”.

“Dizia que como o judaísmo está na raiz mesma da fé cristã, não entra na mesma categoria. Esta é uma afirmação muito interessante. Quando o vi por primeira vez, faz quinze anos, falamos muito sobre teologia. E de repente me disse ‘Tudo o que tem um significado religioso para ti, tem-no para mim, porque você é minha raiz’”, asseverou o rabino.