Em um comunicado, a Conferência Episcopal Uruguaia (CEU) expressou seu repúdio às recentes ofensas que recebeu o Papa Bento XVI desde certo setor da imprensa e alguns grupos socialistas.

Em dias recentes, o semanário de esquerda Vozes do Frente cobriu a eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como novo Papa sob o título do "Habemus Fuhrer”.

Os bispos, sem fazer referência a publicação alguma, rechaçaram “publicamente tais ofensas” e lamentaram que “alguns jornalistas transgridam elementares códigos éticos” através da brincadeira e difamação. O texto recordou que “há formas civilizadas de discrepar sem ofender”.

“A liberdade de culto, o respeito às convicções religiosas e o direito à boa fama, representam um valor fundamental em uma sociedade democrática e tolerante”, assinalou o comunicado assinado pelo Presidente do Episcopado, Dom Pablo Galimberti.

Por sua parte, o decano da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Martín Risso, informou que estuda a possibilidade de demandar à revista. O deputado do Partido Nacional, Jorge Gandini, assinalou que o realizado por este semanário e outras publicações de esquerda é “uma ofensa para todos os católicos”.