O Papa Francisco aceitou renúncia do Bispo de Ponta de Pedras (PA), Dom Alessio Saccardo, de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico, que estabelece a renúncia por idade dos prelados.

No mesmo ato, o Santo Padre nomeou o Bispo coadjutor da Diocese, Dom Teodoro Mendes Tavares, como titular.

Jesuíta, Dom Alessio Saccardo nasceu em Marano Vicentino, na Itália, no dia 21 de setembro de 1940. Estudou Filosofia no Instituto Aloisianum de Gallarate e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado presbítero em 05 de setembro de 1970, em São Vitto de Leguzzano. Chegou ao Brasil em 1981 e exerceu a função de pároco e diretor de instituições de ensino em diferentes cidades.

Foi nomeado Bispo de Ponta de Pedras, no dia 16 de janeiro de 2002, pelo Papa João Paulo II, e ordenado no dia 6 de abril de 2002. O Prelado escolheu por lema “Em tua palavra, lançarei as redes”. Dom Saccardo atuou em Ponta de Pedras por 13 anos.

Dom Teodoro Mendes Tavares nasceu em 7 de janeiro de 1964, na ilha de Ilha de Santiago, Cabo Verde (África). Pertence à Congregação dos Espiritanos (CSSp). Foi ordenado sacerdote em 1993.

Cursou Filosofia no Instituto Superior de Teologia, em Braga, e Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, obteve o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin, na Irlanda. Também possui pós-graduação em Desenvolvimento, com especialização em Estudos Franceses Modernos.

Veio em missão para o Brasil em 1994, instalando-se na Prelazia de Tefé, no Amazonas. Exerceu as funções de vigário-geral, de 2000 a 2011; pároco em Alvarães, Carauari e Uarini, e pároco de Bom Jesus, em Tefé. Também atuou como coordenador do Centro de Educação Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia, de 2003 a 2011.

Foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém (PA), em fevereiro de 2011. Escolheu por lema episcopal “Eis que me aqui”. Exerceu as funções de referencial para o Ecumenismo no regional Norte 2, professor de Ecumenismo e Diálogo inter-religioso, além de responsável pela Pastoral Ecumênica da Arquidiocese e da Pastoral das Comunidades Ribeirinhas.

Em 10 de junho deste ano, foi nomeado Bispo coadjutor de Ponta de Pedras.