O presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder de Aldecoa, assinalou que a Ministra de Vivenda María Antonia Trujillo “deve apresentar sua demissão de maneira imediata” por sua proposta de construção de autênticos “buracos” de proteção oficial de 25 metros quadrados.

Hertfelder solicita a demissão da Ministra Trujillo porque a medida em si é uma “medida regressiva"  que impedirá às famílias dispor de uma moradia digna. O que se pretende construir são “buracos de proteção oficial” em vez de “moradias de proteção oficial”.

A incapacidade e ineficácia da ministra também é outra das razões pelas que o Presidente do IPF exige sua demissão, já que o que necessitam as famílias são medidas que reduzam os preços das moradias e não seu tamanho.

Hertfelder recordou que o próprio partido da ministra apoiou e aprovou no Congresso de Deputados uma moção que pedia ao Governo que não modifique a legislação para permitir a construção de apartamentos de 30 metros quadrados.

A juízo do Presidente do IPF, a atuação pessoal da ministra vai contra o Código de Bom Governo que, entre outras coisas, estabelece que se deve evitar toda atuação “ostentosa” que menospreze a dignidade do exercício de um cargo público e que se deve utilizar adequadamente os recursos do Estado colocados ao seu dispor.

“Esta medida é rejeitada desde virtualmente todos os estamentos, já sejam sindicatos, instituições familiares, peritos, etc.”, sustentou Hertfelder.