Em recentes declarações à imprensa brasileira, o  cardeal arcebispo de São Paulo,  Dom Cláudio Hummes, disse ter certeza de que Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, será "um Papa aberto", apesar da falsa imagem que a mídia lhe vem impondo.

Sobre a homilia inaugural do novo Papa, o Cardeal ressaltou "como ele falou de diálogo, ele sinaliza o caminho que quer seguir. Esse é um novo tempo e Deus o chamou para esse novo tempo, que também começa para ele". E continuou:  "tenho certeza de que será um Papa aberto."

As declarações foram dadas em reposta aos jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada depois da eleição de Bento XVI, diante das pesadas críticas da imprensa sobre este Pontificado e Dom Hummes mostrou-se desconfortável com a insistência no tema e disse que o novo papado deve ser encarado com muita esperança. "É um homem que está começando o seu trabalho. Acho que temos de dar todo esse voto de confiança ao papa que vai consolar e apoiar o povo."

Foi anunciado também que na próxima sexta-feira, dia 29 de abril,  Dom Cláudio Hummes, presidirá uma Eucaristia solene em ação de graças pelo início do pontificado do Papa Bento XVI.

A  missa será realizada às 15h, na Catedral da Sé, em São Paulo. Será concelebrada pelos bispos auxiliares de São Paulo: Dom Pedro Luiz Stringhini, Dom Manuel Parrado Carral, Dom Odilo Pedro Scherer, Dom Benedito Beni dos Santos, Dom José Benedito Simão e Dom José Maria Pinheiro. Estarão presentes também os padres da arquidiocese.