“Sound the Bell of Holy Freedom” (Toca o sino da Santa Liberação) é o hino para o 8° Encontro Mundial das Famílias, na Filadélfia.

A letra foi escrita pelo P. Andrew Ciferni, sacerdote do St. Norbert College, liturgista e acadêmico reconhecido nos Estados Unidos. A melodia foi composta pelo Normard Gouin, músico e liturgista no College of the Holy Cross, de Worcester, Massachusetts.

Ciferni afirmou ao periódico Wearegreenbay que o hino foi eleito em setembro do ano passado durante um concurso nacional realizado pelo comitê presidido pelo Bispo auxiliar John J. McIntyre, Padre G. Dennis Gill, Diretor do Escritório de Culto da Arquidiocese, e Dr. John Romeri, Diretor de Música da Arquidiocese.

Finalmente foi aprovado pelo Pontifício Conselho para a Família, co-organizador do Encontro Mundial das Famílias 2015 junto com a Arquidiocese da Filadélfia.

O sacerdote comentou que Gouin lhe disse: “penso que devemos entrar neste concurso, eu escreverei a melodia e você escreve o texto”.

Assim, em dois dias Ciferni escreveu a letra do hino, que está inspirada no sentido da vida de Jesus.

“Vai desde a família de Davi a José em Nazaré, as Bodas do Caná e Maria na cruz”, comentou o sacerdote. Segundo ele, a genealogia mostra que “Deus está trabalhando através da família.

O sacerdote acrescentou que ele ouviu pela primeira vez o hino musicalizado quando foi publicado no site oficial do EMF. “Quando o escutei no YouTube me emocionei muito”, manifestou.

O hino foi entoado pela primeira vez em 30 de novembro do ano passado pelo coro da Catedral da Filadélfia, durante a procissão do ofertório da missa dominical celebrada por Dom Charles Chaput, Arcebispo da Filadélfia, na Basílica Catedral de São Pedro e São Paulo.

O EMF será de 22 a 27 de setembro. O Papa Francisco estará presente no sábado, 26, para a Festa das Famílias e no dia 27 celebrará a Missa de Encerramento.