Logo depois de que o terremoto de magnitude 8,4 graus Richter e posterior tsunami atingiram o centro e o norte do Chile ontem, 16 de setembro, o Arcebispo de La Serena (norte do país), Dom René Rebolledo, abriu as portas do Arcebispado e das paróquias da região a fim de acolher as pessoas afetadas pela catástrofe.

 

“Estamos nas mãos do Senhor! Procuremos, queridos irmãos, ser solidários com aqueles que estão sofrendo. Oremos por eles. O Senhor nunca nos abandona”, disse Dom Rebolledo hoje de manhã, durante sua visita à comunidade de Tongoy, uma das zonas mais afetadas.

 

 

 

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto registrado às 19h54 de quarta-feira, 16, com magnitude de 8,4 graus Richter e teve como epicentro a cidade de Illapel, na Região de Coquimbo, localizada no norte do Chile (aproximadamente a 6 horas de Santiago).

A USGS disse que este terremoto foi o de maior magnitude registrado durante este ano, enquanto o subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, declarou que este foi o sexto maior terremoto na história do Chile.

O sismo aconteceu durante vários minutos, teve mais de 70 réplicas acima de 6 graus na escala Richter, que permanecem ocorrendo até agora. Por sua parte, o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada do Chile (SHOA) estabeleceu alarme de tsunami para toda a região da costa do país, com ondas que alcançaram cerca de quatro metros na Região de Coquimbo.

Conforme informaram as autoridades, 10 pessoas morreram devido a este desastre natural. É provável que o número de mortos aumente durante o dia. As autoridades ainda avaliam as perdas materiais das zonas mais afetadas no norte do país.

De acordo com o Escritório de Comunicações do Arcebispado de La Serena, a acolhida dos afetados na região está sendo realizado com a ajuda da Área de Pastoral Social-Cáritas da Arquidiocese, do Vigário de Pastoral, Pe. Alex Pizarro, e outros voluntários.

O Arcebispo confiou à Virgem Maria “a vida de muitos irmãos que estão sofrendo por causa deste grande terremoto em nossa região e outros lugares do país. Manifestemos nossa comunhão e solidariedade. Envio a todos eles a minha bênção”.

Deste modo, enviou “uma saudação fraterna e próxima a meu irmão Bispo de Illapel (epicentro do terremoto), Dom Jorge Vega, e a toda a sua Diocese. Que o Senhor os console nestes momentos de provação. Oramos uns pelos outros”.

Em declarações ao Grupo ACI, Mario Tabilo Santander, Secretário da Pastoral Juvenil de Ovalle, região de Coquimbo, explicou que durante o sismo “era impossível permanecer em pé”.

“Na maior parte da cidade os serviços de luz e água já estão sendo restabelecidos. Há poucos instantes houve uma réplica. As casas do centro, a maioria de tijolo, perderam seus telhados, pórticos e suas estruturas. Nas lojas os vidros foram quebrados. Estamos tentando voltar a normalidade”, relatou Tabilo.

O terremoto ocorreu na véspera da celebração das festas pátrias no Chile, a ser celebrada no dia 18 de setembro. Desta maneira, o Governo decretou zona de catástrofe nos lugares afetados pelo terremoto e informou que o Gabinete se ausentará de algumas cerimônias patrióticas a fim de estar nessas zonas afetadas.