Segundo uma pesquisa, a maioria de médicos católicos americanos apóia posições moral e eticamente contrárias aos ensinamentos da Igreja que foram motivo de debate nos Estados Unidos nos dias recentes.

A pesquisa considerou uma amostra de 1 536 médicos americanos e foi realizada pelo HCD Research e o Muhlenberg College Institute of Public Opinion entre 21 e 23 de abril.

87 por cento dos médicos católicos afirmou que prescreveria "pílulas anticoncepcionais aos pacientes adultos que as solicitassem e que não tivessem ‘impedimento’ algum para tomá-las ".

Do mesmo modo, 90 por cento dos pesquisados apóia a promoção do uso do preservativo como prevenção da AIDS em países em vias de desenvolvimento; e 49 por cento acredita que a homossexualidade é moralmente aceitável como um estilo de vida.

No único tema no que os católicos mostravam alguma diferença considerável com respeito aos médicos de outros credos foi na pesquisa com células-tronco embrionárias. Enquanto 49 por cento do total de médicos entrevistados a aprovassem, apenas 27 por cento dos católicas apóia estas pesquisas.