As autoridades federais nos Estados Unidos informaram que um adolescente de apenas 15 anos, inspirado no grupo terrorista conhecido como Estado Islâmico, foi preso por planejar um atentado contra o Papa Francisco durante sua visita ao país.

Através de um documento de inteligência divulgado no dia 14 de agosto pelo FBI e pelo Departamento de Segurança Nacional, destaca-se que o jovem teria se inspirado em ataques do grupo terrorista e que procurava “conduzir um atentado no país com múltiplos agressores, armas de fogo e vários explosivos, tendo como alvo um mandatário estrangeiro em um evento de alto perfil”.

Diversas fontes indicaram à ABC News que o “mandatário” se tratava do Papa Francisco, que estará nos Estados Unidos entre os dias 23 e 27 de setembro. Nos dois últimos dias de sua visita, estará na Filadélfia participando do 8° Encontro Mundial das Famílias.

A prisão é provavelmente ao que fez referência o congressista republicano do Texas e Chefe do Comitê de Segurança Nacional, Mike McCaul, quando em declarações a ABC indicou que as autoridades tinham desmantelado uma ameaça contra o Pontífice.

De acordo com o documento de inteligência, “o menor obteve instruções sobre explosivos e disseminou essas informações pelas mídias sociais”.

Uma fonte consultada pela ABC assinala que a ameaça do adolescente não era iminente, mas seus planos estavam apoiados em “inspirações”.