O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, indicou durante entrevista coletiva nesta terça-feira: “o Papa Francisco poderá se reunir com o ex-presidente Fidel Castro durante sua visita a Cuba”. A data ainda não foi especificada.

Antecipando as perguntas sobre se haveria uma reunião entre o Pontífice e Fidel Castro, o porta-voz vaticano disse: “é possível uma reunião com Fidel. Entretanto, assinalou que está prevista em um momento específico, “por isso temos que ver quando seria mais fácil ou quando seria possível organizá-lo. Mas é um muito provável que aconteça”.

“O desejo de celebrar o encontro foi manifestado por seu irmão, o presidente Raul Castro, durante a reunião com o Papa em Roma", acrescentou Lombardi.

Durante a coletiva de imprensa, o Pe. Lombardi também anunciou que o Santo Padre dará a Primeira Comunhão a cinco crianças durante a Missa a ser celebrada no domingo, na Praça da Revolução em Havana. Este acontecimento seria um sinal “de esperança e crescimento” para a Igreja em Cuba.

O porta-voz vaticano indicou ainda que esta será a primeira vez que o Pontífice dará a Primeira Comunhão durante uma viagem ao exterior.

Em seguida, o Pe. Federico Lombardi também fez menção a visita do Papa a Santiago de Cuba, onde presidirá uma Missa no Santuário da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira da ilha. Este ano, em 24 de setembro, serão comemorados os cem anos da carta que os veteranos da guerra de independência cubana enviaram a Bento XV para que declarasse a Virgem da Caridade padroeira de Cuba, fato que ocorreu um ano depois.

Do mesmo modo, o Pe. Lombardi não falou sobre uma reunião entre o Papa e os representantes das FARC. Indicou apenas que o Santo Padre exorta o processo de paz e os seus bons resultados.