O Secretariado Geral da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), informou que o lema para preparar e acompanhar a visita do Papa Francisco entre os dias 19 e 22 de setembro será “Missionário da Misericórdia”.

Por meio de um comunicado, os bispos explicaram que este lema está relacionado com São João Paulo II, que visitou o país como “Mensageiro da Verdade e da Esperança”, e com o Papa Emérito Bento XVI, como “Peregrino da Caridade”. “Agora esperamos o Papa Francisco, ‘Missionário da Misericórdia’”.

Os bispos cubanos recordaram que “no último dia 11 de abril o Papa Francisco convocou um Jubileu Extraordinário da Misericórdia, do dia 8 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016”, e que através da bula convocatória, o Santo Padre recordou que “a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração palpitante do Evangelho, e por meio dele deve alcançar a mente e o coração de todas as pessoas”.

“Durante o Ano Jubilar, o Pontífice enviará ‘Missionários da Misericórdia’ a diferentes partes do mundo, desde então nos diz que ‘o Mistério da Misericórdia é fonte de alegria, serenidade e de paz’. Acolhemos com entusiasmo suas palavras e esperamos que sua visita nos ensine e nos ajude a ser, como ele, missionários da Misericórdia”, concluem os bispos cubanos.

Em setembro, Cuba será um dos países visitados pelos três últimos Pontífices da Igreja. Em janeiro de 1998, recebeu São João Paulo II, e em março de 2012 recebeu Bento XVI.

Francisco e Cuba

Além do importante papel do Papa Francisco na aproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba, o Santo Padre teve diversos gestos de proximidade com a Igreja local e com o povo cubano, como é a carta enviada no ano passado por motivo do dia da Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira do país e cuja imagem foi colocada durante este ano nos Jardins Vaticanos.

Em 2014, o Pontífice também tomou a decisão de declarar como “Solenidade” esta festa Mariana, celebrada em 8 de setembro.

Além disso, em janeiro de 2014, o Papa Francisco conferiu à Catedral de Camagüey o título de Basílica Menor, e em junho respondeu a uma carta de doze seminaristas do Seminário São Basilio Magno de Santiago de Cuba, encorajando-os a que se convertam em sacerdotes que realizem seu trabalho pastoral com "alegria, perseverança e humildade".

Do mesmo modo, durante este mês recebeu o presidente Raul Castro no Vaticano. E no dia 8 de maio de 2013 teve um breve encontro com a líder do movimento opositor ‘Damas de Blanco’, Berta Soler; e em 14 de maio de 2014 recebeu em audiência privada a família do falecido líder católico Oswaldo Payá, fundador do Movimento Cristão Libertação (MCL).