O dispensário pediátrico reabriu durante a última quarta-feira, 9, suas portas no Vaticano e continuará assistindo cerca de 500 crianças, sem distinção de raça ou religião. Agora, serão ativados novos serviços de apoio à maternidade, vacinações e cursos de alimentação.

O dispensário foi reaberto logo após a pausa do verão. A estrutura, criada por desejo do Papa Pio XI, funciona há mais de 90 anos sob os cuidados das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula.

Para cumprir sua tarefa, informa a edição em português de Rádio Vaticano, as irmãs contam com a colaboração de mais de 50 voluntários, a maioria deles são médicos.

Durante os próximos dias serão ativados novos serviços de apoio à maternidade, vacinações e cursos de alimentação. A iniciativa, que significativamente foi denominada “Existe um berço para ti”, encontra espaço em novos locais, colocados à disposição pelo Governatorato do Estado do Vaticano, inaugurados em maio deste ano.

Em dezembro de 2013, o Papa Francisco visitou o dispensário, localizado próximo a Santa Marta e logo recebeu na Sala Paulo VI as famílias das crianças assistidas neste local, assim como seus voluntários.

O Papa Emérito Bento XVI também visitou o dispensário em dezembro de 2005.