O Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio, afirmou que “necessitamos homens que mantenham o olhar em Deus”, porque só mediante eles o Pai “pode voltar a estar perto dos homens”.

Durante uma Missa de ação de graças pelo Papa Bento XVI, o Prelado expressou que assim como a Igreja primitiva acompanhou com sua oração a Pedro, “também nós queremos acompanhar a seu sucessor atual com nosso afeto eclesiástico, oração constante e comunhão na fé em Cristo Ressuscitado”.

Diante dos mais de dois mil paroquianos que encheram a Catedral, o Arcebispo ressaltou as qualidades do novo Pontífice, quem como “homem de profunda espiritualidade, sabe que necessitamos raízes para sobreviver”. Indicou que estas não se devem “perder de vista se quisermos que a dignidade humana não desapareça”.

Do mesmo modo, destacou o ato de fé que Bento XVI manifestou ao ser eleito, confiando no auxílio de Deus para levar a cabo sua missão. O Arcebispo do Santiago assinalou que entender a missão do Papa na Igreja não é só fruto da iniciativa do homem mas sim da ação de Deus, e esta missão é a de “servir ao bem de toda a Igreja e de seus fiéis”.

Adicionou que o Papa, “testemunha da verdade do Evangelho (...) é a pedra onde o cristão pode agarrar-se diante das tempestades da dúvida, nessas noites escuras de nossa peregrinação na fé”.

Por isso, Dom Barrio chamou os paroquianos a que “como filhos da Igreja, vivamos em comunhão e em oração com o sucessor do Pedro que preside a caridade”.