O Arcebispo do Santo Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, assegurou que "a eleição do Papa Bento XVI é um momento de grande esperança para a Igreja”.

“Sua Santidade Bento XVI, tendo conhecido muito de perto a João Paulo II e sendo de sua absoluta confiança durante mais de 22 anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da fé, garantirá a fidelidade ao Evangelho”, assegurou.

O Cardeal assinalou à agência Fides que a eleição do Pontífice abre uma série de expectativas, porque já há dito claramente que trabalhará em benefício da reconciliação.

“A eleição mesma de seu nome indica sua vontade de comprometer-se pela reconciliação entre os povos, tal como o fez Bento XV que viveu no tempo da primeira guerra mundial, e teve que trabalhar muito pela reconciliação e a paz”, indicou.

O Arcebispo mostrou sua confiança em que dentro do marco do Concílio Vaticano II, o caminho do diálogo e o trabalho ecumênico sejam as principais missões do Pontífice.

Adicionou que “na pessoa do novo Papa todo coincide perfeitamente, já que é um homem de fé, um homem de Igreja, um homem que sente com a Igreja”.

Finalmente o Cardeal López Rodríguez exortou aos dominicanos a rezar pelo novo Papa, porque é “um verdadeiro dom que o Senhor nos deu”.