Por ocasião do Ano da Misericórdia, o Papa Francisco dispôs que quem se confessar com sacerdotes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX-lefebvristas) “recebam validamente e licitamente a absolvição dos seus pecados”.

Em sua carta ao Arcebispo Rino Fisichella, divulgada hoje, o Santo Padre assinalou que tomou esta decisão “movido pela exigência de corresponder ao bem” de fiéis que por diversos motivos frequentam as igrejas nas quais celebram sacerdotes da FSSPX.

“Este Ano Jubilar da Misericórdia não exclui ninguém”, assegurou o Pontífice. “De diversas partes, alguns irmãos Bispos referiram-me acerca da sua boa-fé e prática sacramental, porém unida à dificuldade de viver uma condição pastoralmente árdua”, explicou.

“Confio que no futuro próximo se possam encontrar soluções para recuperar a plena comunhão com os sacerdotes e os superiores da Fraternidade”, expressou o Papa.

Por isso, “movido pela exigência de corresponder ao bem destes fiéis, estabeleço por minha própria vontade que quantos, durante o Ano Santo da Misericórdia, se aproximarem para celebrar o Sacramento da Reconciliação junto dos sacerdotes da Fraternidade São Pio X, recebam validamente e licitamente a absolvição dos seus pecados”.

Em um comunicado publicado pela agência dos lefebvristas DICI, a FSSPX “expressa sua gratidão ao Soberano Pontífice por este gesto paternal”, que estabeleceu que os fiéis que se confessem com os sacerdotes desta instituição “possam fazê-lo sem estarem preocupados”.

Esta decisão do Santo Padre, dentro do Ano Jubilar ou Ano Santo da Misericórdia, a ser realizado entre 8 de dezembro deste ano e 20 de novembro de 2016, é uma nova oportunidade do pontificado para a FSSPX, logo depois da histórica decisão de Bento XVI de levantar a excomunhão que pesava sobre os quatro bispos ordenados sem permissão do Papa por parte do arcebispo francês Marcel Lefebvre.

Durante os últimos anos e logo após esta decisão tomada pelo atual Papa Emérito, foram realizados diversos diálogos que, infelizmente, não chegaram a um bom término pela reação negativa por parte dos líderes da FSSPX, pois não aceitaram algumas condições elementares, como por exemplo, a adesão ao Concílio Vaticano II e ao magistério dos Papas posteriores ao Papa Pio XII.

Também pode te interessar:

TEXTO COMPLETO: Carta do Papa Francisco com motivo do Ano da Misericórdia

http://www.acidigital.com/noticias/texto-completo-carta-do-papa-francisco-com-motivo-do-ano-da-misericordia-43163/