O Arcebispo de Coro, Venezuela, Dom Roberto Lückert, denunciou que o seu país se converteu em “um país comunista” devido à persistência do primeiro governo de Hugo Chávez e atualmente com Nicolás Maduro–, pois buscam copiar o modelo cubano levando o país inteiro a uma profunda crise econômica.

“Isto é um país comunista. O presidente Hugo Chávez disse que ia nos ancorar no mar da felicidade cubana. Estamos ancorados e com âncoras de grande profundidade. Querem copiar ‘a beleza socialista comunista’ do regime cubano”, expressou o Prelado.

Em declarações em exclusiva ao Grupo ACI, Dom Lückert denunciou a grave crise econômica que atinge a Venezuela, país com a maior reserva de petróleo do mundo.

Aproximadamente 96% das divisas da Venezuela provêm da venda de petróleo. Nesse sentido, os ingressos alcançaram um dos seus maiores picos durante o governo de Chávez, quando o barril de petróleo chegou a custar aproximadamente 130 dólares. Entretanto, durante os últimos anos o preço foi diminuindo e atualmente custa cerca de 75 dólares.

Do mesmo modo, no mês de julho a inflação chegou a 150% e provavelmente no fim deste ano poderia chegar a 200%. Segundo a imprensa internacional, isto levaria às autoridades a emitir notas de 500 ou até 1000 bolívares, devido a que atualmente a nota de 100 bolívares – a de maior valor-, equivale a 14 centavos de dólar no mercado paralelo de divisas e já não tem muito valor no uso diário. A isto se soma a escassez de produtos de primeira necessidade como papel higiênico e farinha.

Em seguida, Dom Lückert recordou que desde o governo de Hugo Chávez, a Venezuela esteve enviando a Cuba “150.000 barris de petróleo diários”, assim como “muito dinheiro, muitos dólares”. Entretanto, como a crise está crescendo, o governo de Raul Castro está virando para os Estados Unidos.

“O governo cubano é inteligente e os Estados Unidos tem grandes interesses econômicos em Cuba”, indicou o Arcebispo de Coro. Venezuela já não tem como enviar mais dinheiro “porque estamos quebrados economicamente, então obviamente, o atual governo cubano está mantendo relações com os Estados Unidos e estão pouco interessados no que poderia acontecer na Venezuela”, expressou.

Durante a entrevista, Dom Lückert também condenou a deportação dos cidadãos colombianos por parte do governo da Venezuela. “Neste momento os venezuelanos devem protestar. Pois isto é um atropelo, hoje são os colombianos, amanhã virão por nós”, concluiu.