O ex-Núncio Apostólico na República Dominicana, Joseph Wesolowski foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira em sua casa no Vaticano. Ele tinha sido destituído do seu cargo e aguardava julgamento acusado de abusos e posse de pornografia infantil.

Segundo um comunicado difundido pela Sala de Imprensa do Vaticano, as autoridades já iniciaram as investigações iniciais sobre esta morte, e as primeiras pesquisas indicam que faleceu por causas naturais.

O Promotor de Justiça vaticano pediu uma autópsia, que será feita ainda nesta sexta-feira, cujos resultados serão comunicados oportunamente. O Papa Francisco foi devidamente informado sobre sua morte.

No último dia 10 de julho, ia começar o julgamento contra Wesolowski. Entretanto, o acusado não compareceu porque foi hospitalizado.

“O Tribunal comunicou que o procedimento seria adiado, pois o imputado não estava presente devido a um mal-estar que provocou a sua internação em um hospital público de Roma, onde está hospitalizado na unidade de cuidados intensivos”, informou-se então através de um comunicado.

Segundo o “desejo expresso” pelo Papa Francisco, assinala a Rádio Vaticano, “um caso tão grave e delicado como este devia ser resolvido sem demora, com o rigor justo e necessário”.

Wesolowski enfrentava penas de 6 a 12 anos de prisão. Em setembro de 2014 foi preso em seu domicílio como medida cautelar por decisão do Santo Padre, devido aos graves atos de abuso sexual de menores na República Dominicana, supostamente cometidos por ele.