O Bispo Auxiliar de Washington (Estados Unidos), Dom Mario Dorsonville, disse que a Arquidiocese espera reunir cerca de 50 mil fiéis hispanos para saudar o Papa Francisco no lado de fora da Casa Branca, logo após seu encontro com o presidente Barack Obama, no dia 23 de setembro.

Em declarações à AP, o Prelado explicou que o local exato seria La Elipse, localizada ao sul da Casa Branca, lugar pelo qual o Pontífice passará no papamóvel. “A Arquidiocese quis ter um lugar onde pudéssemos reunir grande parte dos imigrantes e hispânicos para saudar o Papa e parece que nesta visita este será o local”, indicou o Bispo de origem colombiana.

Dom Dorsonville disse que as 40 paróquias com ministério hispânico inscritas na Arquidiocese de Washington já prepararam suas camisetas com o logotipo do Papa Francisco para a jornada em La Elipse.

Por sua parte, o sacerdote nicaraguense Roberto Cortês, pároco da igreja São Marcos Evangelista de Maryland, disse à AP que “o interesse sobre La Elipse é muito grande” entre os fiéis de origem hispânica.

Em seguida, Dom Dorsonville explicou que o encontro marcado no sul da Casa Branca convocará também algumas paróquias de Baltimore e do estado da Virginia. Do mesmo modo, duas paróquias de Washington e duas de Maryland celebrarão “missas da aurora” em espanhol às seis da manhã dessa quarta-feira “a fim de começar a jornada em oração com o Papa”.

A respeito da situação dos migrantes, o Prelado disse que “acreditam que em um momento determinado da sua visita, o Pontífice mencionará sobre a necessidade urgente de uma reforma da imigração”. “Na minha opinião, seria impensável que durante sua visita o Papa não considere a situação dos imigrantes e dos hispânicos. Em relação a este tema o Santo Padre não pode permanecer indiferente”, disse à agência Vaticano Fides.

O Pontífice chegará à capital americana no dia 22 de setembro logo após a sua visita à Cuba. No dia seguinte, além do seu encontro com o Presidente Obama, presidirá a Missa de canonização do Pe. Junípero Serra, missionário espanhol considerado o evangelizador da Califórnia.

Na quinta-feira, 24, o Santo Padre pronunciará um discurso ante o Congresso e visitará a sede de Caridades Católicas. Durante a sexta-feira, 25, visitará a Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, visitará uma escola em Harlem e celebrará uma Missa no Madison Square Garden.

Logo, o Papa Francisco assistirá o Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, nos dias 26 e 27 de setembro, antes de retornar ao Vaticano.