Ocorreu um incêndio durante a madrugada de ontem na prisão de Palmasola – o maior cárcere da Bolívia, lugar que o Papa Francisco visitou no mês de julho – cuja origem foi um curto-circuito em uma das cinco carpintarias deste local. Oito presos ficaram feridos.

Segundo assinalou o jornal boliviano ‘La Razón’, os reclusos despertaram com o barulho causado pelo incidente e tentaram controlar o fogo. Os bombeiros conseguiram apagá-lo ao amanhecer.

O vice-ministro do governo, Jorge Pérez, corroborou a informação, e neste momento as chamas já foram controladas. “Foi uma desgraça com sorte”, disse.

Diferentemente do ocorrido há dois anos, quando um grupo de presos agrediu com objetos afiados e armas de fogo a outra banda rival antes de queimar o pavilhão onde dormiam, causando a morte de 35 pessoas e mais de cem feridos, “nesta ocasião tudo indica que o incêndio foi causado por um problema no sistema elétrico ou por um cigarro ou uma vela que deixaram acesos”, indicou o jornal boliviano.

“Em todo caso, este incêndio nos recorda que a maioria das instalações penitenciárias, ou quase todas, carecem das mínimas normas de segurança para evitar que tragédias deste tipo aconteçam e se expandam com facilidade”, acrescentou.

O lugar incendiado, indicou o jornal, era “o único espaço que tinha esse imenso recinto penitenciário (o maior do país, com mais de 5.200 presos) para realizar terapias ocupacionais. Algo fundamental para promover a reabilitação deles e conservar a tranquilidade nos cárceres”.

A visita do Papa Francisco

“Me apresento diante de vocês como ‘um homem perdoado’, que foi e é salvo de seus muitos pecados”, expressou o Papa Francisco durante sua visita aos presos do Centro de Reabilitação Santa Cruz-Palmasola, o cárcere mais perigoso da Bolívia, cuja visita ocorreu no dia 10 de julho deste ano.

O Santo Padre chegou a este lugar para transmitir aos encarcerados a proximidade da Igreja e encorajá-los a olharem sempre para Jesus, com a confiança de que “a dor não é capaz de apagar a esperança".

A visita ao centro penitenciário na Palmasola foi a última atividade do Pontífice na Bolívia. Francisco chegou a este cárcere aproximadamente às 9:30 (hora local) e percorreu em um pequeno veículo branco o trajeto para a esplanada onde deu seu discurso. No caminho recebeu o carinho das pessoas encarceradas e dos trabalhadores deste local.