Ao presidir ontem a Oração do Ângelus ante a multidão de fiéis e peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Francisco refletiu sobre o significado de “comer a carne e beber o sangue de Jesus” e assegurou que o Céu começa na Eucaristia.

O Santo Padre explicou que “viver em comunhão real com Jesus nesta terra nos faz já passar da morte à vida. O céu começa justamente na comunhão com Jesus”.

Nestes domingos, a liturgia propõe, a partir do Evangelho de João, o discurso de Jesus sobre o Pão da vida, que é Ele mesmo e que é também o sacramento da Eucaristia. A passagem de hoje (João 6,51-58) apresenta a última parte deste discurso e faz referência a algumas pessoas que se escandalizaram porque Jesus disse: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia”, comentou o Pontífice.

O Papa destacou ainda que “o estupor de quem ouvia é compreensível. Jesus primeiro pergunta: o que significa ‘comer a carne e beber o sangue’ de Jesus? É só uma imagem, uma maneira de dizer, um símbolo, ou indica alguma coisa de real?”.

“Sabendo que deverá morrer na cruz por nós, Jesus se identifica com aquele pão partido e partilhado e isto se torna para ele o ‘sinal’ do Sacrifício que o espera. Este processo tem o seu ápice na Última Ceia, onde o pão e o vinho tornam-se realmente o seu Corpo e o seu Sangue”, explicou o Santo Padre.

Afirmou em seguida: “é a Eucaristia, que Jesus nos deixa com um objetivo muito preciso: que nós possamos nos tornar uma só coisa com Ele”.

O Papa Francisco lamentou que “às vezes ouvimos, sobre a Missa, este questionamento: ‘Mas para que serve a Missa? Eu vou à Igreja quando sinto vontade ou, rezo melhor sozinho’”.

Ante isto, o Santo Padre respondeu que “a Eucaristia não é uma oração privada ou uma bela experiência espiritual, não é uma simples comemoração daquilo que Jesus fez na Última Ceia”.

“Nós dizemos, para entender bem, que a Eucaristia é um ‘memorial’, ou seja, um gesto que atualiza e torna presente este o evento da morte e ressurreição de Jesus: o Pão é realmente o seu corpo oferecido por nós, o vinho é realmente o Seu sangue derramado por nós”, explicou o Pontífice.

Em seguida, o Papa sublinhou que “a Eucaristia é Jesus que se doa inteiramente a nós. Alimentar-se dele e permanecer nele através da Comunhão Eucarística: se o fizermos com fé, transformará a nossa vida, a transformará em um dom a Deus e aos outros”.

“Alimentar-se daquele ‘Pão da Vida’ significa entrar em sintonia com o coração de Cristo, assimilar as suas escolhas, os seus pensamentos, os seus comportamentos. Significa entrar em um dinamismo de amor e se tornar pessoas de paz, pessoas de perdão, de reconciliação, de partilha solidária. O próprio Jesus fez isto”, disse o Santo Padre.

Ao finalizar, o Papa Francisco assinalou que “no céu já nos espera Maria, nossa Mãe – nós celebramos ontem este mistério. Que ela nos alcance a graça de nutrirmo-nos sempre com fé de Jesus, Pão da vida”.