O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do 18° Encontro da Jurisdição Ordinária que se realizou a respeito do tema “Justiça transicional, paz e pós-conflito”, no qual encorajou a identificar soluções que reforcem a paz e a justiça na Colômbia.

Na carta, dirigida a Leónidas Bustos Martínez, Presidente da Suprema Corte de Justiça, e assinada pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, o Santo Padre assinalou que “o tema desta reunião tem uma importância crucial para o futuro da Colômbia e, na atual época globalizada, tem um alcance que supera as mesmas fronteiras nacionais”.

A mensagem enviada aos participantes do evento que foi realizado nos dias 13 e 14 de agosto sublinhou que o Papa “acompanhou os trabalhos com suas orações, para que, no quadro da institucionalidade, possam contribuir com coragem e criatividade” para identificar soluções para alcançar a paz e colocar fim ao conflito armado que vive o país há cinquenta anos”. Soluções estas – observou – que devem respeitar o ordenamento jurídico nacional e internacional.

Dessa forma, indicou a missiva, o Encontro ajuda “na construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e a obter uma paz estável e duradoura”.

No último mês de julho, o Santo Padre enviou um telegrama ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos – quando sobrevoou o país rumo ao Equador –, na qual exortou à reconciliação no país.

Consultado sobre uma possível visita do Pontífice à Colômbia, no dia 4 de julho durante sua viagem a Quito, o Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, disse que “o Papa deseja verdadeiramente muito que o processo de paz da Colômbia tenha uma boa conclusão, mas não posso prometer por minha parte uma viagem”.