O Arcebispo de Cape Coast (Ghana), Cardeal Peter Turkson, afirmou que a eleição de um Papa européio representa uma esperança para os cristãos africanos, porque o Pontífice revitalizará a Igreja do continente que “representa a Igreja mãe para nós”.

Em declarações à agência Fides, o Cardeal assinalou que a nomeação do Bento XVI foi “providencial”. Acrescentou que “se a Igreja na Europa se encontrasse em forte dificuldade”, os paroquianos africanos se sentiriam órfãos “porque somos filhos dela”.

“A progressiva secularização da Europa também representa um desafio para a África, porque corremos o perigo de perder a fonte originária da que continuamos nos alimentando”, indicou.

O Cardeal Turkson expressou sua esperança de que o Pontífice “possa dar novas energias à Igreja na Europa”. Recordou que a atual Papa “foi um dos mais estreitos colaboradores do João Paulo II”.

“Este fato representa um fator de continuidade, mas estou convencido de que o novo Papa não caminhará com os sapatos de seu predecessor, mas encontrará sua própria linha, graças à ação do Espírito Santo”, concluiu.