O Bispo de São Isidro, Dom Jorge Casaretto, assinalou que por fé o cristão sabe que Deus se valeu das ações humanas para eleger a um novo Pontífice e por isso, com o Papa Bento XVI “segue edificando sua Igreja”.

Durante a Missa de Ação de graças celebrada na Catedral de São Isidro, o Prelado explicou que embora “sejam homens” quem se encerram e rezam para escolher ao novo Papa, “Deus faz descer o Espírito Santo” sobre o escolhido. Acrescentou que embora “é toda uma mediação humana”, o Pai atua nela.

Depois de recordar que os meios de comunicação não têm “uma boa predisposição para a novo Papa”, Dom Casaretto enfatizou que os fiéis não devem deixar-se guiar por estes, porque “da fé” sabemos que Bento XVI “é o homem que Deus escolheu (...) e sobre esta rocha segue edificando sua Igreja”.

O Bispo de São Isidro assinalou que Deus se vale da liberdade dos homens” porque Cristo quis que “sua Igreja se perpetuasse através” dos apóstolos.

“Quando Jesus ressuscita não promete enviar anjos para que perpetúen sua mensagem mas sim volta para seus discípulos, a esses que o tinham traído, que o tinham negado, e lhes dá o poder de pregar, de ir pelo mundo todo”, assinalou.

O Prelado destacou que a prova mais contundente de que a Igreja é “verdadeiramente” de Deus, são os dois mil anos que tem de existência. A prova do tempo, indicou, “mostrou até que ponto esta instituição do papado tem uma origem e sustento divino”.

 

Do mesmo modo, pediu agradecer ao Pai porque “inclusive os Papas que se comportaram mal na história não tiraram abaixo a instituição”, mas esta permaneceu.

Finalmente, Dom Casaretto exortou aos paroquianos a ser dóceis aos ensinos do Bento XVI, quem governa a partir de agora a Igreja “pela graça de Deus e a ação do Espírito Santo”.