No dia 25 de setembro deste ano, o Papa Francisco presidirá uma Missa no Madison Square Garden em Nova Iorque, a ser celebrada durante sua visita aos Estados Unidos, neste mesmo dia – a pedido do Arcebispo local Cardeal Timothy Dolan–, o Santo Padre usará uma cadeira (Cátedra) de madeira feita por imigrantes do centro comunitário Dom Bosco Workers.

Em seu site, a Arquidiocese de Nova Iorque informou que a iniciativa do Cardeal Dolan está relacionada com o interesse do Pontífice em promover “o respeito aos trabalhadores, imigrantes e pessoas afastadas da sociedade”. Nesse sentido, o Cardeal também pediu que o altar e o púlpito sejam elaborados pelo Lincoln Hall Boys Haven, centro que ajuda aos jovens necessitados.

Através de suas declarações à AP, Gonzalo Cruz, diretor do centro Dom Bosco Workers, expressou que se sentem “muito honrados” e que a cadeira que o Papa usará “será feita pelos trabalhadores hispânicos que estão contribuindo a este país”. A cadeira é branca e marrom e a está sendo feita por três diaristas e um monge carpinteiro de uma igreja local, disse Cruz, originário do México.

O diretor do centro que acolhe cerca de 200 diaristas, disse que o Santo Padre “é um Papa do povo. Ele é muito humilde e simples. A cadeira será como feita de acordo a sua personalidade, simples, mas bonita e elegante”.

Os “diaristas” são imigrantes sem trabalho fixo que, normalmente andam pelas esquinas de grandes metrópoles esperando serem contratados por empreiteiros que necessitam mão de obra apenas por um dia.

Dom Bosco Workers tem uma sociedade com Operários Unidos of Yonkers, um centro de trabalhadores que colabora com a caridade católica da Arquidiocese. O nome do centro ‘Dom Bosco Workers’ é uma homenagem ao fundador dos salesianos e um reconhecimento a todas as obras que realizou em favor da educação dos jovens imigrantes pobres.

No dia 25 de setembro o Pontífice também visitará algumas crianças e imigrantes no bairro hispânico de East Harlem.

O Papa Francisco estará nos Estados Unidos entre os dias 22 e 27 de setembro. Dentro do programa presidirá também uma Missa na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição de Washington, visitará a Casa Branca – lugar no qual terá uma reunião com o presidente Barack Obama-, no dia 23 de setembro; pronunciará uma mensagem à uma sessão conjunta do Congresso no dia 24 de setembro, e uma mensagem papal à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Iorque no dia 25 de setembro.

Posteriormente se dirigirá à Filadélfia para participar nos dias 26 e 27 de setembro do Encontro Mundial das Famílias.