Durante a Missa celebrada pelo início do pontificado de Bento XVI na Basílica de Guadalupe, o Arcebispo de Morelia e Vice-presidente da Conferência Episcopal Mexicana, Dom. Alberto Suárez Inda, afirmou que a rápida eleição do Santo Padre é uma manifestação "contundente da vontade de Deus para sua Igreja".

Na Eucaristia concelebrada pelo Núncio Apostólico do México, Dom. Giuseppe Bertello e outros 16 bispos mexicanos, Dom. Suárez manifestou que a eleição do Pontífice é um presente de Deus e reconheceu que "nos surpreendeu a rapidez da eleição. Agradecemos pelo que significa este consenso, esta manifestação clara, contundente da vontade de Deus para sua Igreja".

Diante dos paroquianos que lotaram a Basílica, o Prelado assegurou que "os eleitores são homens de fé e foram acompanhados em sua decisão pela prece de toda a Igreja. O Conclave não foi então assunto de uns quantos".

O Arcebispo de Morelia destacou que os cardeais reunidos no Conclave tiveram em conta o mesmo critério que levava os apóstolos a procurar homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e sabedoria para lhes encomendar o ministério da comunidade.

Ao referir-se às qualidades do Santo Padre, o Arcebispo destacou sua humildade, simplicidade, austeridade, retidão, bondade e sabedoria; e assinalou que "se vão desvanecendo muito em breve os preconceitos e os clichês com os que lhe tinha etiquetado".

Do mesmo modo, Dom. Suárez Inda recordou o compromisso dos bispos por manter e fortalecer sua comunhão com o Pontífice e exortou a que "levantemos com Pedro a Igreja de Cristo, vivamos a comunidade abrindo nosso espírito à verdade e cooperando com amor fraterno".