A Universidade Católica de Ávila (Espanha) investiu Santa Teresa de Jesus como Doutora Honoris Causa. Este reconhecimento foi entregue pelo Cardeal Antonio Cañizares Llovera e significa, em termos acadêmicos, o reconhecimento de uma universidade a quem se destacou em certos âmbitos profissionais.

Esta comemoração a Santa Teresa de Jesus foi respaldada pelas universidades participantes do Congresso Interuniversitário “Santa Teresa de Jesus, Mestra de Vida”. A este, assistiram mais de cem doutores de diversas universidades de 26 países.

A reitora da Universidade Católica de Ávila, Maria del Rosário Sáez Yuguero, pronunciou um discurso de boas-vindas e, como autoridade máxima da universidade, conferiu o grau de doutora honoris causa à Santa.

Durante seu discurso, a Reitora apontou a figura que é padroeira da sua universidade como “intrépida reformadora da ordem do Carmelo”, “Mestra de Vida Espiritual e pedagoga da contemplação”.

Também destacou que lhe entrega este reconhecimento por ser “luz singular da Igreja universal” e “excelente exemplo na prática de todas as virtudes”.

Por sua parte, o prepósito geral da Ordem do Carmelo Descalço, o Pe. Saverio Cannistrà, recolheu o barrete e o livro, sinal desta distinção e da excelência da dignidade doutoral, que lhe entregou o Cardeal Cañizares, pois ele também é doutor honoris causa pela Universidade Católica de Ávila.

O prepósito doou o barrete ao Convento de São José de Ávila.

A Reitora também impôs a medalha da Universidade Católica de Ávila ao Pe. Cannistrà, que a doou ao Convento da Encarnação, local onde a Santa permaneceu por 30 anos e logo faleceu.