Durante o fim de semana todas as paróquias de El Salvador oficiaram Missas de ação de graças pelo início do pontificado do Bento XVI, pedindo que "o Espírito Santo o acompanhe nas grandes decisões e provocações que apresenta o novo milênio.

A Missa central pelas intenções do Santo Padre foi oficiada pelo Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Saénz Lacalle, na tarde do sábado na Catedral Metropolitana com a assistência de todos os bispos do país, autoridades governamentais e membros do corpo diplomático.

Em roda de imprensa, o Prelado indicou que o Papa "deve preocupar-se de que todos nós, bispos, sacerdotes e leigos demos fiel e comprometido testemunho do ministério da Igreja".

“Os leigos devem ajudar a que outros também conheçam qual é a Igreja que fundou Jesus Cristo. Ele não fundou senão uma Igreja sobre  Pedro e seus sucessores, é um caso único na humanidade", explicou.

O Arcebispo indicou que Bento XVI "vai se ocupar da unidade da Igreja", mas também de "estabelecer um amplo diálogo com todos os crentes em um só Deus”.