Em sua primeira visita oficial fora do Vaticano, o Papa Bento XVI chegou à basílica de São Paulo Extramuros desde onde pediu a Deus que lhe conceda o “impulso missionário” de seu antecessor.

“Queira Deus me conceder também o impulso missionário do João Paulo II” para que “não me dê sossego diante da urgência do anúncio evangélico no mundo de hoje”, disse o Pontífice durante sua homilia na basílica e considerou que a intensa atividade do “Papa missionário” é “inimitável”.

Do mesmo modo, assinalou que “está à vista de todos o exemplo de meu amado predecessor" e comparou seu dinamismo com o de São Paulo.

Também explicou que ao início do terceiro milênio, a Igreja "sente com renovada força que o mandato missionário de Cristo é mais atual do que nunca".

Logo após de rezar uns minutos diante do túmulo do Apóstolo dos Gentis, o Papa explicou que sua comemoração é "uma peregrinação, um gesto de fé que cumpro em meu nome e também no da diocese de Roma". 

Na sua homilia, assegurou que o século XX foi "um século de martírio" e é lícito esperar "um reflorescimento da Igreja".