No dia 3 de agosto o Arcebispo de Valência (Espanha), Cardeal Antonio Cañizares, presidirá o ato de investidura de Santa Teresa de Jesus como doutora honoris causa pela Universidade Católica de Ávila (UCAV), no marco do Congresso Interuniversitário “Santa Teresa de Jesus, Mestra de Vida” a ser realizado em Ávila entre os dias 1º. e 3 de agosto.

Segundo um comunicado o Cardeal, além de presidir o ato, também o apadrinhará pois ele também é doutor honoris causa pela mesma universidade. O evento contará com a presença do Prepósito Geral da Ordem do Carmelo, o Pe. Saverio Cannistrà, que receberá, em nome da santa, o barrete.

Posteriormente o barrete, pequeno chapéu que é um sinal de ter realizado um doutorado, o qual será doado ao Convento São José, que foi o primeiro fundado por Teresa de Jesus. Enquanto que a medalha  

"Honoris Causa" será entregue ao Convento da Encarnação, local onde a santa permaneceu por 30 anos e logo faleceu. Para perpetuar essa homenagem, ambos conventos receberam uma cópia do diploma do doutorado.

A Universidade Católica de Ávila, também conhecida como Universidade Católica Santa Teresa de Jesus de Ávila, foi fundada em 1996 sob a tutela do Bispado de Ávila. Conta com faculdades de Ciências Sociais, Jurídicas, Ciências e Artes.