Com uma Missa solene na cidade de Acra (localizada em Gana), a Igreja na África iniciou na última quinta-feira o Ano da Reconciliação, sob o lema ''Um África reconciliada para a coexistência pacífica” e responde a um apelo específico contido na Exortação apostólica pós-sinodal “Africae Munus” do Papa emérito Bento XVI”.

O evento é convocado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) e concluirá no dia 29 de julho de 2016 durante a XVII Assembleia Plenária desse organismo em Angola. O SECAM foi instituído em 1969, pelo Beato Paulo VI, por ocasião da sua visita pastoral a Uganda e compreende 37 conferências episcopais nacionais e oito conferências regionais africanas.

Em sua exortação ''Africae Munus'' Bento XVI convidou a Igreja local a promover ''um Ano da reconciliação de alcance continental, para pedir a Deus um perdão especial para todos os males e feridas que os seres humanos se infligiram uns aos outros na África, e para que se reconciliem as pessoas e os grupos que foram ofendidos na Igreja e no conjunto da sociedade”.

“Este será - disse Bento XVI - um Ano jubilar extraordinário durante o qual a Igreja na África e nas ilhas vizinhas agradeceram junto com a Igreja universal e rezaram para receber os dons do Espírito Santo especialmente o dom da reconciliação, da justiça e da paz''.

A exortação foi assinada pelo então Papa Bento XVI no dia 19 de novembro de 2011 em Cotonou (Benin) durante sua viagem apostólica a esse país e finalizava a II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos celebrada em 2009 no Vaticano, cujo tema foi ''A Igreja na África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz''.